Cálculo Diferencial e Integral II

Segundo semestre de 2010 - arquivo


Prof. Tarcisio Praciano-Pereira

Muito boa noite!


Tudo que você encontrar nas páginas da Sobral Matemática pode ser
livremente baixado e utilizado. Apenas, por uma regra de civilidade e
educação, indique a origem do que você usar.
E se modificar, informe ao autor.


Esta página se encontra permanentemente em construção... ela contém o planejamento
da disciplina que será feito, paulatinamente, semanalmente, durante todo o semestre.
Claro, a disciplina tem um planejamento global que você pode ler no arquivo
"planejamento_2p.pdf" que se encontra no link "textos", mas o trabalho de cada semana
será decidido em função do trabalho da semana anterior, corrigindo o rumo.
Mais adiante na página você encontra a seção do planejamento semanal.

Por favor, não tenha dúvida quanto a reclamar se não encontrar alguma coisa que estou prometendo que deve haver. Eu vou considerar isto uma ajuda, sua, ao meu trabalho, e agradeço, antecipadamente se você tiver a bondade de me dar este auxílio.
A página é o meio de comunicação com você nesta disciplina, se você encontrar algum erro na página, por favor me informe. Mesmo que não esteja errado é interessante que você me diga por que isto significa, então, que há um erro de comunicação - uma redação pouco compreensível. Sinta-se livre, e bem-vind@, para criticar.
Não se esqueça que o objetivo desta página é o de servir de apoio ao seu aprendizado, e ela deve efetivamente funcionar neste sentido, você é assim bem vind@ a se manifestar sobre o que você espera do meu trabalho.
Se você observar algum erro na página, por favor, me avise, o que inclui erros de ortografia. Eu agradeço sua atenção.

Então, não resista, deixe-me envolvê-l@ (se envolva, ainda melhor!)

Seja bem vindo a página de Calculo Multivariado (Cálculo II)
na Universidade Estadual Vale do Acaraú,
em Sobral.


Na foto Prof. Tarcisio no escritório o professor Tarcisio, muito ocupado, respondendo e-mails d@s alun@s de Cálculo Diferencial e Integral II .

Avisos:

Entre aqui para ver os avisos.
Começando o trabalho!

Listas na papelaria: Haverá sempre uma cópia da lista nas fotocopiadoras do campus.


O cíclo de trabalho na disciplina será a semana, em cada segunda-feira haverá
uma nova lista e também na segunda-feira a lista anterior deverá ser entregue.
Não espere pela última hora: segunda-feira. Durante as duas primeiras semanas eu
vou trabalhar com os prerequesitos da disciplina linguagens de programação que vou usar, por exemplo LaTeX, gnuplot, calc, scilab, octave.
Seria importante que você obtivesse todo este material antes de começar as aulas

Bibliografia

Leia o planejamento da disciplina que se encontra no link "textos".


As aulas - planejamento semanal

Aqui neste setor da página você vai encontrar o planejamento semanal do trabalho,
a descrição do conteúdo de cada lista inclusive um link para um texto sobre o
assunto da lista. Estes textos formam as notas de aula da disciplina e serão
produzidos no andar do trabalho, a cada semana.
  1. A lista zero tem por objetivo relembrar alguns conceitos do Cálculo I, e está página para ser usada na quarta-feira. Há exemplares da lista zero da lista zero na Secretaria do Curso de Computação, você não precisa imprimir e nem fazer fotocopia. Leia o texto de apoio à lista zero aqui. Use a literatura com que você estudou Cálculo I como apoio, ou entre em contacto por e-mail comigo para tirar suas dúvidas.
  2. A lista zerob vai ser objeto do nosso trabalho durante a semana que vem e deve ser entregue junto com a lista zero, no dia 16 de Agosto quando espero dar por encerrada a revisão de Cálculo. Leia o texto de apoio à lista zero aqui. Use a literatura com que você estudou Cálculo I como apoio, ou entre em contacto por e-mail comigo para tirar suas dúvidas. Na lista 1 eu já vou começar a trabalhar com a matéria de Cálculo II mas quero que tod@s se sintam livres para fazer perguntas que complementem os conhecimentos de modo que o trabalho seja produtivo.
  3. A lista 01 se encontra na página. Objetivo equação do plano e equação do plano tangente ao gráfico de uma função bivariada. Os programas exer01_04.gnuplot, exer01_05c.calc podem ser usados para auxiliar sua compreensão dos conceitos desenvolvidos na lista, eles se encontram no link "programas" da página.
  4. A lista 02 está na página, e haverá uma cópia da mesma no ponto de fotocopia do prédio da Computação. Leia avisos sobre relatório de notas.
    Há dois erros na lista 02 (versão na página está corrigida), na questão 5 -
    1. item c ficou faltando uma integral na expressão que se segue á conjunção "logo",
    2. item d ficou faltando um parentesis antes do produto dos deltas;
    Peçodesculpa pelos erros, mas acho que não se deve imprimir a lista novamente em função deles, basta corrigir manualmente. Mas se não tiver feito a impressão ainda, na página já está corrigida. Em aula chamarei atenção dos erros.
  5. A terceira lista se encontra na página. O objetivo desta lista será preparação para discutir as primitivas, quando existirem, de funções bivariadas. Ela trata de integrais de linha para o que eu preciso de parametrização de curvas. Uma cópia da lista estará disponível nas fotocopiadoras do campus, quando pedir sua cópia, verifique seja da lista correta de Cálculo II. Há um texto de apoio a lista.
  6. Alista 04 se encontra na página. Há um exemplar da lista nos pontos de fotocopia do campus, desde segunda-feira. O texto de apoio à lista se encontra aqui.
    A lista 04 continuará sendo discutida na semana que vem uma vez que o assunto da mesma não foi esgotado. A lista complementar está na página, versão preliminar, não imprima enquanto esta observação estiver aparecendo. Objetivo: cálculos diretos para treinarmos melhor os assuntos: parametrização de curvas, cálculo de integrais de linha (por exemplo comprimento de arco), regra da cadéia (multivariada), volumes.
    Haverá cópia da lista nos pontos de fotocopia, como é habitual. Somente hoje, terça-feira, é que consegui enviar a lista 04b para os pontos de fotocopia. Desta forma a entrega de lista 04 fica adiada para dia 27 de Setembro, segunda-feira, quando também deverá ser entregue a lista complementar, arquivos separados. Observe o nome do arquivo "04b".
  7. Na semana 39 de 20 de Setembro até 24 de Setembro, vamos trabalhar na lista 05 cuja versão definitiva está na página.
    Suspensa a entrega da lista 05 nesta segunda-feira, ela continuará sendo objeto do nosso trabalho na semana 40 e deverá ser entregue no dia 10 de Outubro.
    Como o prédio estará ocupado durante o dia, vou fazer "ensino à distância" durante esta semana. A lista 05 está sendo preparada com esta modalidade em vista e durante o horário das aulas eu estarei on line (e na sala) dando preferência aos contactos via chat ou por e-mail, em resposta às dúvidas da lista.
    Não pretendo deixar cópia nos pontos de fotocopia, quem discordar, me avise. Um texto de apoio está na página, mas ainda poderá ser modificado.
  8. Semana 40, iniciando em 04 de Outubro.
    Vamos continuar o trabalho na lista 05 que deverá ser entregue no dia 10 de Outubro.
    Motivo: as dificuldades com as aulas da semana passada.
    Vou aproveitar para fazer uma revisão de toda a matéria que já vimos até agora para começar uma nova etapa no trabalho.
    1. Tirar as dúvidas de tudo que já estudamos.
    2. Rever toda a teoria já exposta implicitamente nas listas.
    3. Vai ser uma semana de aulas teóricas.
  9. A lista 06 está na página, versão definitiva. O texto de apoio também está em preparação.
  10. A lista 07 está na página, versão beta, não imprima enquanto esta observação estiver presente. O texto de apoio está aqui na página e será incorporado à lista na seção informações.
  11. Reta final!
    Mas tem um assunto novo, polinômios trigonométricos.
    1. A lista 08 é uma revisão da matéria e a terceira nota parcial.
    2. A lista 09 vai ser feita em sala, será a NAF para quem precisar ou quiser, como prova, no dia 11 de Novembro.
    3. Na quarta-feira, dia 10, vou falar sobre polinômios trigonométricos para complementar os exercícios da lista e o texto da página.
    4. As notas de AP02 estão lançadas, relatório refeito. Verifiquem erros.
    5. A nota da lista 09 ficará em lugar de todos os APs, valendo sempre a regra - nota nunca é reduzida, pode apenas ser aumentada. Será uma oportunidade para recuperar nota.

    Visite também o meu blog .

    Esta página foi escrita com Amaya, um editor de html de domínio público (open source) rodando numa caixinha Linux com sistema operacional Debian/Gnu/Linux. Todos os cálculos e programas foram escritos com os editores de textos joe, gedit (open source) para gnuplot ou calc, ambos programas de código aberto e distribuidos junto com Debian/Gnu/Linux. Eu também uso bluefish, um outro editor de html, (também open source), para dar alguns toques finos na formatação do html!

    Atualizada em Aveiro, na quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012, 11:12.